Quando caminhamos sem Deus não devemos reclamar das pedras de tropeços.

Agenda APAC Itaúna

Templates Joomla 1.5

 

A INFRAESTRUTURA DA APAC ITAÚNA

 

 

A APAC de Itaúna, compreende um  grande espaço construído  distribuído em  jardins, áreas de lazer e  edifícios que compreendem as oficinas, o regime fechado e semi aberto e aberto e a administração.

A administração conta com os setores de gerenca administrativa, secretaria, jurídico, psicológico,tesouraria, gerência de produção e presidencia, além de suítes, ondem acomodam visitantes.

OFICINAS

No  regime semi-aberto onde de acordo com a metodologia  o trabalho  é voltado para a profissionalização do recuperando, de forma que na APAC Itaúna existem oficinas que promovem tal propósito.

A APAC possui parceria com empresas que destinam parte de serviços a serem realizados no CRS.

Dentre estes destacamos a parceira com a empresa Esfera, onde os recuperandos fazem kits contendo peças para fabricação de carrinhos de mão.

Também, a marcenaria, equipada com maquinários doados pelo Rotary Clube, para a fabricação de mobílias que são comercializadas e ainda reforma de móveis internos e externos.

Na padaria, onde parte dos equipamentos foram doados pela Prefeitura Municipal, são produzidos pães, roscas, bolos, biscoitos, salgados, tanto para comercialização externa quanto para o consumo interno.

A Oficina da Magneti Marelli, os equipamentos são fruto de comodato e são peças plásticas automotivas que passam por processo de industrialização, onde  são enviadas pela empresa, armazenadas, cortadas, rebarbadas, embaladas e por fim retornam para a empresa.


SUINOCULTURA E GALINHEIRO


O espaço destinado para criação de suínos e frangos, os recuperandos cuidam da alimentação, higienização, reprodução e abate dos animais que são comercializados e consumidos internamente.

HORTICULTURA


O horto é mantido através de doação do Ministério Público e também de rendas provenientes das oficinas.

Lá são cultivadas as hortaliças como alface, cenoura, beterraba, cebola, jiló, couve, almeirão e frutas.

Também são plantadas mudas de frutíferas.

São utilizadas para o consumo interno e também para comercialização.


COZINHA


Neste espaço é que são preparados a refeições pelos recuperandos para todos os regimes e também para funcionários, utilizando produtos de qualidade obedecendo a um cardápio variado.


LABORTERAPIA


A laborterapia, é o espaço destinado a criação de trabalhos artesanais visando a reflexão pelo recuperando da sua vida pregressa, estimulando a imaginação e a criatividade e contribuindo para o desenvolvimento do senso estético e ainda sem perder de vista o fator terapêutico, permitindo a reformulação íntima. As artes confeccionadas também são comercializadas.


LAZER


Existem regimes semi-aberto e fechado, espaços destinados ao lazer dos recuperandos, onde passam momentos para atividades físicas e esportes, desenvolvendo senso esportivo, companherismo.


CAPELAS


Como uma Entidade Cristã, que preza pela espiritualidade  o CRS, possui locais específicos para que o recuperando possa refletir e praticar sua fé com Deus.

 

BIBLIOTECA E SALA DE AULA


Nos regimes fechado e semiaberto, a APAC dispõe de salas de aula , onde os recuperandos assistem a aulas que são ministradas por professores voluntários, desde o primário até o segundo grau, além de possui biblioteca própria com grande acervo de livros.


AUDITÓRIOS


São dois auditórios, sendo um na administração, onde são semanalmente  realizadas reuniões e também palestras, encontros e também o curso de voluntários  e um no regime fechado, onde são realizados também eventos e reuniões além de local de exposição dos trabalhos artesanais feitos pelos recuperandos.

ENFERMARIA E GABINETE ODONTOLÓGICO


A assistência à saúde é uma das prioridades na metodologia, por isso existem espaço físico destinado à assistência e acompanhamento odontológico e de saúde, onde são realizados atendimentos aos recuperandos que necessitam.


REFEITÓRIO E CANTINAS


Os refeitórios  são os locais onde se reúnem os funcionários e recuperandos em agradecimento a Deus, se assentarem à mesa para fazerem suas refeições, além de possuirem cantinas, onde são vendidos alguns produtos alimentícios para os que desejam lanchar nos intervalos entre as principais refeições.

DORMITÓRIOS


Os dormitórios como são chamados, são os espaços do regime fechado, semiaberto e aberto, que acomodam os recuperandos, dividos em sua maioria de duas beliches e onde guardam seus pertences, possuindo também banheiros próprios.




Parceiros